Filtro Condensador Automático

O sistema de filtração automática FCA S130 da SELPA é uma opção para todos os veículos comerciais – ônibus e caminhões – com sistema de freio pneumático, incluindo equipamentos de transporte/movimentação que necessitam de um ar isento de água, óleo e contaminantes sólidos como a carbonização, originados do compressor do veículo ou mesmo de compressores convencionais.

A paralisação para manutenção das válvulas e acessórios pneumáticos do veículo será minimizada e a intervenção de manutenção será significativamente diminuída.

O FCA S130 da SELPA é uma unidade autônoma completa. Possui suporte para instalação, unidade eletro/eletrônica de comando blindado, temporizado e monitorado por LED bicolor de fácil visualização, solenóide de 24VCC suportando cargas superiores e de fácil manutenção em casos de entupimento.

 

Conexões, Suportes e Ferramentas





O filtro condensador automático SELPA pode ser instalado em veículos com motores mecânicos ou eletrônicos em uma localização DISTANTE do compressor e ANTES do regulador de pressão, secador de ar ou sistema APU.

Possui entrada (1) e saída (2) distintas, indicadas na base do FCA com roscas M22x1,5.

Recomendamos a utilização de conexões de engate rápido SELPA, desenvolvidas para facilitar a instalação com tubo de nylon PA 12(16X12), e também as conexões de engate rápido SELPA para a tubulação de ferro, com roscas em polegada e milímetro em diâmetros compatíveis com a tubulação de ar do veículo.



Funcionamento / Instalação

A ligação elétrica é polarizada. Recomendamos ligar no pós chave para não interferir no sistema elétrico/eletrônico do veículo.

Qualquer outro ponto de ligação elétrica o sistema não funcionará corretamente.

Feita a instalação e a ligação elétrica correta, o sistema eletro/eletrônico passa a funcionar automaticamente.

Ao ser acionada a chave de partida, o sistema temporiza a solenóide por 2 segundos (led verde) para a eliminação de um possível calço pneumático. Em seguida o sistema inicia o ciclo temporizado de 60 segundos fechado (led vermelho) e 2 segundos aberto (led verde) eliminando para a atmosfera a concentração de aerossóis de água e óleo contidos no ar comprimido. A carbonização é retida no refil descartável e no filtro metálico de proteção do solenóide.

Desligando a chave de partida o sistema FCA também para de funcionar aguardando o novo acionamento do veículo.

Verifique regularmente o filtro condensador automático quanto a vazamentos e acumulo de impurezas, retirando o refil e realizando a limpeza interna da válvula.

Sugerimos que a troca do filtro (refil) seja feita a cada 40.000 km.

Em caso do compressor estar com desgaste, esta kilometragem deverá ser reduzida.

Utilize sempre o filtro SELPA (refil) específico para este equipamento.

Não utilizar outro tipo de filtro (refil) sob pena de comprometimento do sistema como um todo.

Suporte de fixação no veiculo;

Facilidade na troca do filtro (refil);

Proporciona um ar mais seco e limpo para o sistema;

Eliminação do calço pneumático na partida do motor;

Reduz o prazo de paralisação do veículo para manutenção;

Custo baixo e fácil manutenção, sem a necessidade de retirar a válvula do veículo;

Temporizador eletrônico incorporado e monitorado por led bicolor e imune a umidade;

Prolonga a vida útil do secador de ar, da APU ou regulador de pressão e das válvulas e acessórios do sistema pneumático do veículo.

O filtro condensador automático possui garantia de 30 dias contra defeitos de fabricação, a partir da data da emissão da nota fiscal, podendo ser substituído no próprio revendedor.

Para a parte eletro/eletrônica (solenóide e temporizador) a garantia se estende por 1 ano, a partir da data da emissão da nota fiscal.

Caso os componentes eletro/eletrônico apresentem defeito dentro do período acima citado, procure o revendedor onde foi adquirido o produto munido da nota fiscal de compra e o certificado de garantia devidamente preenchido, para que seja feita a substituição da peça defeituosa.

ATENÇÃO: não haverá garantia para o componente eletro/eletrônico que apresentar sinais de excesso de voltagem no sistema do veículo e/ou violação do equipamento.

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